Tipos de sociedade

Existem cinco tipos de sociedade para a formação de uma empresa e é importante que o empresário conheça cada uma e assim decidir qual a mais adequada ao seu novo negócio. São os seguintes tipos:

Sociedade limitada: a responsabilidade de cada sócio varia conforme o capital investido e é uma boa escolha para empresas mais simples. O sócio que mais investiu terá maior poder de decisão e também assume a maior responsabilidade caso haja problemas como fraude ou falência.

Sociedade ilimitada: todos os sócios possuem a mesma responsabilidade, independente do capital investido. Desse modo, todos participam igualmente das decisões e problemas relacionados à empresa.

Sociedade mista: uma parte dos sócios possuem responsabilidade limitada e a outra parte tem responsabilidade ilimitada.

Sociedade anônima: possui semelhanças com a sociedade limitada, mas é dividida em ações que podem ser negociadas (de capital aberto) ou que não podem ser negociadas ou vendidas (de capital fechado). Grandes empresas costumam adotar o modelo de capital aberto, pois ele permite que qualquer pessoa possua uma cota ou ação.

Sociedade em nome coletivo: é formada somente por pessoas físicas, que são solidárias e possuem responsabilidade ilimitada. Apenas os sócios podem administrar a empresa.

Para empreendedores que pretendem começar uma micro ou pequena empresa, o mais aconselhável é adotar o modelo de sociedade limitada. Atualmente, pela nova legislação a sociedade limitada pode ter apenas uma só pessoa. Nesse tipo de sociedade, um terceiro pode ser o responsável por administrar o negócio.

 

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja Também...